Por Ir. Cecília


Voz 1 : Por que você está assim tão bonita de túnica branca e para quem são estas lindas flores ?


Voz 2 : É que hoje em nossa escola vamos fazer a Coroação de Nossa Senhora e eu fiquei encarregada de homenagear Maria oferecendo-lhe flores, elas simbolizam nossa gratidão para com aquela que nos deu Jesus.


Voz 1 : E todos os anos vocês coroam a imagem de Nossa Senhora ?


Voz 2 : Todos os anos no final do mês de maio a gente presta esta homenagem a Nossa Senhora. Outras amigas minhas irão oferecer outras coisas, por exemplo...


Voz 3 : ( entra com um terço ) Oferecemos a Nossa Senhora todos os terços que foram rezados neste mês em sua honra e louvor.


Voz 4 : ( entra com a caixa dos sacrifícios ) Oferecemos a Maria os pequenos sacrifícios que fizemos para honrar o seu amor por nós.


Voz 5 : ( entra com um coração ) Oferecemos a Maria o nosso amor, simbolizado neste coração, para que como Ela nós também amemos Jesus.


Voz 6 : ( entra com uma casinha ) – Oferecemos a Nossa Senhora as nossas famílias com tudo o que acontece dentro de nossas casas. Ela sabe que nem sempre tudo vai bem, mas com sua presença tudo fica melhor.


Voz 1 : Que bonito ! Tenho certeza de que Maria vai gostar muito desta homenagem.


Voz 2 : E tem mais : antes de coroar Maria nós vamos apresentar um acontecimento na vida de Maria quando seu Filho tinha apenas 40 dias. Você quer participar desta apresentação. Vai começar agora. Vamos conosco ?


Voz 1 : Vamos, obrigada ! Sei tão pouco a respeito de Maria . Agradeço por mais esta oportunidade de aprender mais coisas a respeito dela.


( Todas se retiram )


Narradora : Era costume entre os judeus apresentarem seus filhos primogênitos para serem oferecidos a Deus. Quando a criança completava 40 dias de vida os pais a levavam ao templo de Jerusalém e a apresentavam a Deus, consagrando assim a Ele aquele bebê. Existia lá no Templo de Jerusalém um velho sacerdote de nome Simeão e seu grande desejo era...


(entra o Simeão e diz : )


Simeão : Meu desejo maior é poder ver o Messias prometido pelos profetas. Ah ! Estou velho e logo meus olhos se fecharão para sempre. Mas meu coração me diz que não morrerei sem antes ver o Salvador. Já vi tantos casais chegarem até aqui para consagrarem seus filhos a Deus. Será que terei a felicidade de ver o bebê Jesus ? ( caminha de cá para lá , rezando de pé ) Estou vendo um casal que vem se aproximando... Com certeza vêm trazer o seu primeiro filho para consagrar a Deus. Meu coração bate forte demais. Não será esta criança o Messias tão esperado ?


( José e Maria vêm vindo pelo corredor central )


Simeão : Shalom para vocês !


José e Maria : Shalom para o senhor também !


Simeão : Posso sabe de onde vocês vêm ?


José : Viemos de longe. Somos de Nazaré da Galiléia.


Simeão : Por acaso foi este bebê que nasceu em Belém ?


José : Sim, tivemos que viajar para Belém, por causa do recenseamento ordenado por César Augusto e eu sou de lá.


Simeão : Por favor, qual é o nome da criança ?


José : Seu nome é Jesus. O nome de minha esposa é Maria e o meu José.


Simeão : Muito bem ! E o que vieram fazer aqui em Jerusalém ?


José : Viemos consagrar o nosso Filho a Deus como é costume entre nosso povo.


Simeão : Eu sabia, eu sabia, Deus não me deixaria morrer antes de contemplar o Salvador. Com licença, minha senhora. Deixe-me pegar nos braços aquele pelo qual eu tanto esperei.


( Pega o Menino Jesus e reza )


Simeão : Senhor, Deus de Israel, deixai agora este vosso servo morrer em paz porque meus olhos já viram o Salvador que Deus nos enviou. Mulher, uma espada de dor vai transpassar o seu coração de Mãe porque este menino será motivo de alegria e salvação para muitos, mas muitos também não irão aceitar o seu jeito de ser e a sua doutrina e por causa disso Ele irá sofrer muito.


( Simeão devolve a Maria o seu Filhinho )
Maria : José, o que será deste nosso pequenino ?




José : Fique tranquila, Maria. Deus está conosco.


Narradora : Maria não entendeu muito do que o profeta Simeão disse a respeito do menino, mas seu coração se cobriu de tristeza. O que estaria reservado para seu filhinho ?


José : Somos gente humilde, nossa riqueza maior é nosso filho, por isso trazemos a oferta dos pobres.
( entrega as pombas a Simeão )


Simeão : Muito obrigado. Que Javé dê forças a vocês, guarde os passos deste pequenino. Que ele cresça forte e sadio. Vamos agora para dentro do templo para a cerimônia da consagração do Menino.


( entram pelo meio da cortina )


Narradora : Maria guardou no coração as palavras que Simeão lhe disse e realmente uma espada de dor transpassou seu coração de Mãe, sobretudo lá no Monte Calvário quando Jesus por nós morreu na Cruz. Maria compreende as nossas dores. Ela também sofreu, sofreu com o por amor. Por tudo isso Ela merece ser Coroada como nossa Mãe e Rainha.


( Coloca-se a música para a entrada das damas de Maria )




 Prossegue com o canto de coroação e coroação de Nossa Senhora

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação.
Bênçãos para você!!!