28º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Missa com crianças
Introdução:
Voz 1: Bom dia Eduarda!!!
Voz 2: Oi Duda!!! Que bom que você veio na missa!
Voz 1: Você sabia que amanhã é festa no Brasil inteiro?
Voz 2: Sei sim. Amanhã será o dia da Padroeira do Brasil. Estamos no último dia da Novena e católicos em todo o país estão se preparando para isso.
Voz 1: É um dia muito especial para nós, porque olhando para Maria, aprendemos o seu jeito de amar e seguir a Jesus.
Voz 3: Oi meninas!
Voz 1 e Voz 2: Oi!!!
Voz 3: Ouvi vocês falando de Nossa Senhora Aparecida. Mas vocês não estão esquecendo de que estamos no mês das missões, estão?
Voz 1 e Voz 2: É mesmo!!!
Voz 3: E a nossa querida Santa Teresinha é padroeira das missões. Ela também foi fiel em seguir a Jesus.
Voz 2: Seguir a Jesus... Este é o tema da nossa liturgia de hoje, você sabia? Vamos aprender Ele quer nosso coração livre de todo apego às coisas deste mundo.
Voz 1: Vamos logo para nosso lugar que o Padre já está entrando.
Procissão de Entrada com Nossa Senhora Aparecida. Esta ficará em lugar apropriado.
Liturgia da Palavra
LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA - 7Assim implorei e a inteligência me foi dada, supliquei e o espírito da sabedoria veio a mim. 8Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da Sabedoria. 9Não comparei a ela a pedra preciosa, porque todo o ouro ao lado dela é apenas um pouco de areia, e porque a prata diante dela será tida como lama. 10Eu a amei mais do que a saúde e a beleza, e gozei dela mais do que da claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se extingue. 11Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos inumeráveis riquezas. - Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL(89)
 REFRÃO: Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, / e exultaremos de alegria!
1. Ensinai-nos a bem contar os nossos dias, para alcançarmos o saber do coração. Voltai-vos, Senhor - quanto tempo tardareis? E sede propício a vossos servos. - R.
2. Cumulai-vos desde a manhã com as vossas misericórdias, para exultarmos alegres em toda a nossa vida. Consolai-nos tantos dias quantos nos afligistes, tantos anos quantos nós sofremos. - R.
3. Manifestai vossa obra aos vossos servidores, e a vossa glória aos seus filhos. Que o beneplácito do Senhor, nosso Deus, repouse sobre nós. Favorecei as obras de nossas mãos. Sim, fazei prosperar o trabalho de nossas mãos. - R.
SEGUNDA LEITURA: HEBREUS 4, 12-13
Leitura da carta aos Hebreus - 12Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. 13Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. - Palavra do Senhor.
EVANGELHO: MARCOS 10, 17-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - 17Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?" 18Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom. 19Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe." 20Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade." 21Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. 22Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens. 23E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!" 24Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! 25É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus." 26Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?" 27Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível. 28Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos." 29Respondeu-lhe Jesus. "Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho 30que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna. - Palavra da salvação.
Depois do anúncio do Evangelho pelo sacerdote inicia-se o teatro.
Entra Jesus e duas crianças “do nosso tempo”.
Voz 1: Nossa. Você ouviu aquela história que o Padre contou.
Voz 2: Ouvi sim, mas não entendi não. O moço foi embora?!
Voz 1: Parece que foi. Ei, olha Jesus ali, vamos perguntar para Ele!
Voz 1 e Voz 2: Jesus! Jesus!
Jesus: Que foi minhas queridas crianças.
Voz 2: É que acabamos de ouvir uma história e não entendemos direito. Aquele moço não quis ficar com o senhor?
Jesus: Ah minhas meninas!!! Aquele moço estava com o coração muito cheio. Ele é boa pessoa, mas não tem muito espaço para mim. Pedi que ele ampliasse o espaço, mas ...
Voz 1: Que pena! Eu acho que ele poderia ter sido um bom seguidor, como aqueles que vão receber uma grande recompensa.
Jesus: É verdade, minha menina, mas seguir-me, é preciso colocar-me em primeiro lugar. Eu tenho que ser a prioridade, o centro de interesse. É comigo que se deve gastar a maior parte do tempo. Por isso que as coisas materiais podem atrapalhar, pois corre-se o risco de deixar-me em segundo lugar, mesmo sendo bom.
Voz 2: A minha catequista ensinou que Pedro e seus companheiros fizeram exatamente o que o Senhor pediu. Deixaram todas as coisas em segundo lugar e foram aprender a lições de amor e sabedoria com você.
Voz 1: (Fala baixinho) Ei não chama Jesus de você não.
Jesus: Vocês também devem me colocar em primeiro lugar. Assim, vocês encontrarão o caminho da felicidade e farão parte daqueles que ganharão a vida eterna.
Voz 2: Mas como podemos começar, Jesus? Vou ter que ficar sem nenhum brinquedo?!
Jesus: Não criança. Não é bem assim. Teve gente que preferiu levar ao pé da letra, e ficou santo assim. Outras pessoa optaram por fazer de seus bens um meio de louvar a Deus, repartindo o que tem, colocando-se à disposição de quem precisa, acolhendo e tratando bem aos que nada tem.
Voz 1: Ah! Assim é melhor. Então não preciso jogar nada fora.
Jesus: Jogar fora não, mas olhe para Maria. Ela sempre considerou mais importante estar fazendo a vontade de Deus. É assim que vocês podem ganhar o Reino dos Céus.
Voz 2: Então, Jesus, com licença. Eu vou pedir para Ela me ensinar como faz. Vamos N.....
Vão até onde está a imagem de Maria e colocam-se em oração.
Voz 1: Nossa Senhora Aparecida, a senhora, que tem um carinho especial pelos pobres e que soube ser deixar tudo para fazer a vontade de Deus, ensina-nos a ter um coração grande e cheio da presença do amor do Coração de Jesus. Amém.
Demais partes, como o folheto da missa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação.
Bênçãos para você!!!